Prof. Almir
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Prof. Almir

Forum para reflexões filosóficas
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Módulo III- Discutir (3 B)

Ir para baixo 
+8
Raphael Cantarino
isoka
André
Luis Felipe F. Baquedano
Maria Fernanda Alves
nathalia
Taily Manteck
Prof. Almir
12 participantes
AutorMensagem
Prof. Almir




Mensagens : 9
Data de inscrição : 18/03/2009
Idade : 42
Localização : Santos/ SP

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Mar 31, 2009 3:50 pm

Base Teórica: Rousseau

Obra: Do Contrato Social

Dos Abusos do Governo e de sua tendência a degenerar.

Rousseau aponta em sua obra que a degeneração dos sistemas assim como as suas falhas são produtos da condição humana, isto é, sua parcialidade na existência e limitações enquanto ser consciente.
A partir das análises dos materiais e este pequeno introito faça seu comentário da seguinte questão:

A atual forma de exercer o governo de nossas cidades e país ressalta a falta de alguns critérios como justiça equilibrada, igualdade entre os membros da sociedade no exercício da cidadania e outros. Aponte e discuta quais outros critérios faltam para um exercícitar pleno da democracia?


Última edição por Prof. Almir em Dom Abr 12, 2009 9:48 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Taily Manteck




Mensagens : 3
Data de inscrição : 12/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeDom Abr 12, 2009 1:32 pm

Todo ser consciente possui a condição humana de falhar, porém atualmente nosso governo comete falhas agravantíssimas para a sociedade em geral. Por isso, para que esses problemas decorrentes dessas falhas acabassem, a democracia deveria finalmente existir em nossa sociedade. Deveríamos ter um governo centralizado apenas nas mãos do povo, sem distinguir a população pela sua classe social ou pela sua raça e sem ter uma pessoa querendo governar sozinha, distinguindo a população e rotulando-a entre privilegiados e pobres. Todo ser humano deve ser julgado de modo igualitário e possuir os mesmos direitos e deveres, pois com isso, a sociedade exercitaria o exercício da cidadania, e conseqüentemente muitas brigas e desavenças acabariam dando-nos uma sociedade menos agressiva de se viver, pois se todas as pessoas ajudassem as outras, o mundo certamente possuiria mais amor e felicidade.
Por isso, concluo que os outros critérios que faltam para exercitar a democracia, além da justiça equilibrada e da igualdade entre os membros da sociedade são a inclusão social e o modo adequado de todos os membros da sociedade entrarem em um consenso em relação aos acontecimentos, fazendo com que não haja apenas um governante e sim para que haja a democracia, onde o povo todo resolva todas as questões juntos.
Ir para o topo Ir para baixo
nathalia




Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeQui Abr 23, 2009 12:20 pm

O ser humano é falho por sua natureza, e por mais que no decorrer de séculos e até milenios, não conseguimos até hoje chegar a uma conclusão de qual seria a forma mais infalivel de governo e aquela que então perduraria. farao king queen lol!
Na época de Rousseau, século XVI, o homem tinha uma pseudoliberdade incapaz de se firmar devido aos regimes politicos da época, alguns revolucionarios como o tal, conseguiram estimular as pessoas para que essa busca de liberdade democratica não cessase.
Ela progrediu... porém hoje no Brasil, anos se passaram mais o povo ainda é "enganado" pela pseudoliberdade adquirida com o tempo, formas de governo mais convincentes ao povo porem tão emganadoras como as de antes e não mais eficientes no sentido igualitario. Temos por exemplo que assistir aos apelos dos candidatos sem direito de escolher se queremos assistir ou ouvir aquilo é imposto a nós se uqer que eles se preocupem de é dos nossos interesses ou não.
A democracia, nada mais é que uma utopia, o poder nas mãos do povo não é possivel, e nas mãos da maioria, logo se torna essa uma minoria elitista, pensando somente em seus intereses e excluindo os demias que antes os colocaram onde estão.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Fernanda Alves




Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeDom Abr 26, 2009 8:01 pm

Partamos do ponto que todo ser humano é feito de falhas, logo o governo será falho. Algo que se torna relevante neste pensamento, onde tentamos analisar os critérios que seriam benéficos para uma melhor administração por parte de nosso governo é a consciência coletiva, os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada individuo, embora todos possuam sua conciência individual, pode-se notar que no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta ou pensamento. A conciência é, em certo sentido a forma moral vigente na sociedade, ela aparece como um conjunto de regras estabelecidas que atribuem valor e delimitam os atos individuais, logo delimita o que na sociedade é considerado "imoral" como a corrupção, algo presente no governo. A partir desta reflexão podemos analisar que devido a sociedade falha que existe não apenas atualmente, porém há séculos, o governo se torna a repetição do que é a sociedade, não permitindo assim o exercicio pleno de uma democracia.
Sabemos também que a formação do Estado Nacional refletiu as relações coloniais com a Europa e o desenvolvimento dependente do capitalismo, além da lenta e complexa formação de uma consciência nacional. A administração de nosso país subordinado pelos interesses de Portugual e da Igreja teve como efeitos negativos e que se perduram até hoje a aculturação indigena, a submssão das populações escravas e a distinção drástica de camadas cultas.
Com base também na obra Contrato Social de Rosseau,o homem é naturalmente bom, sendo a sociabilização a culpada pela "degeneração" do mesmo,desta forma o contato do homem com outros o torna ativamente capacitado a auto-degeneração, logo a degenaração de uma coletividade composta pelo mesmo.
Portanto, a partir desta breve reflexão sobre fatores que interferem na formação de uma formação e de seu governo vigenete, concluo que o governo ideal e o exercicio de uma democracia plena é algo utopico e inalcançavel, partindo do conceito de que o governo tende a degenerar-se e corromper-se, logo poderiamos citar diversos critérios utopicos nesta reflexão para idealizarmos um gorveno exercicio de forma democratica e honesta, porém seriam em vão e sem efeito. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Felipe F. Baquedano




Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 6:20 pm

Toda a lama que acontece em nosso poder público hoje vem da falta de interesse do povo pelas questões políticas de nsso país. Não adianta o governo fazer uma lei perfeita se quem tem que cumpri-la é corrupto. Afinal de onde vieram os políticos corruptos de quem tanto a sociedade reclam se não dessa mesma sociedade. A sociedade é corrupta e dissimulada, cada povo tem o governo que merece. O brasileiro,a maioria, não respeita a constituição mas acredita no futuro da nação, como dizia Cazuza.
A falta de interesse pode se dar pela falta de informação, mas aí dependeríamos do governo para suprir essa necessidade com um sistema educacional bem estruturado, mas sabemos que não podemos depender dele. Só uma elite tem acesso à ela, mas a elite por si não é poderosa numericamente, e são número que importam nas eleições. Se o povo ignorante vota em W porque ele dá bolsa família, rouba mas faz, etc. e a elite vota em X pq ele é honesto e capacitado, óbvio que W mesmo sendo um asno vai ganhar.
Então cabe a elite que detém a informação compartilhá-la. Isso ocorre hoje por meio das Ong's, mas de novo dependemos do interesse do povo, e aí entramos no ciclo vicioso.

Penso que para haver um exercício melhor da democracia, cada cidadão brasileiro deveria repensar suas atitudes ante as causas políticas nacionais, pois o povo tem que se dar conte de que uma mudança efetiva não virá de "cima", se algo for mudar tem que emanar do povo! O povo nã sabe ainda que o voto é o maior exercício de poder do Brasil. Além disso um bom sistema educacional e uma repressão mais acirrada à corrupção seriam bem vindos também.
Ir para o topo Ir para baixo
André




Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 7:22 pm

Se o efeito é sempre menor que a causa.Sendo o ser humano algo tão falho e suscetível a todo tipo erro, não podemos esperar elaborações governamentais perfeitas e ausentes de dificiências.A História é escrita pela exploração do homem pelo homem assim, até a democracia se ausenta de uma perfeita igualdade e justiça entre todos os membros da sociedade.Mas se não buscarmos um ideal utopico nossa sociedade nunca se evolverá para melhora a vida de todos.
Em nossa atual nação, os agravantes como a corrupçãp coadunada com a impunidade e a falta de informção e cultura do povo dificultam a evolução da democracia, pois mesmo tendo uma boa legislação há uma intensa dificuldade de a pratica-la e fiscalizar se a mesma esta sendo bem regida.
A nossa sociedade toma como normal valores depravados que corrompem cada nova geração de brasileiros, tornado normal conceitos inaceitavéis como de que o ser ´´ esperto`` burlando as leis e trapaceando é melhor do que ser honesto se mantendo íntegro.O Governo e mídia alimenta esses conceitos na vida de todos pois, é altamente interessante para os governantes que o povo continue com essa ignorância.Assim o povo nao terá capacidade de escolher seus próprios líderes enquanto for ignorante e acomodado com tal situação.
A melhor prática da democracria só haverá quando inserirmos um alicerçado conhecimento e reculturizarmos os cidadão.Pois alguém tem que fazer a democracria, se o povo não fizer alguém fará for por ele.O povo tem que valorizar algo que ele próprio lutou para conquistar : o Voto! Por meio dele podemos conquistar pacificamente uma democracia se ele assim for utilizado da maneira correta.Mas tenho pouca esperança que isso acontecerá! Crying or Very sad


André N° 1


Última edição por André em Ter Abr 28, 2009 8:24 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
isoka




Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Contrato social Isabela pauzer guedes   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 7:35 pm

Não havera uma democracia plena enquanto nao houver interesse das pessoas envolvidas em fazer demogracia e nao apenas esperar que ela aconteca.O homem como ser pensante tinha que dar valor a oportunidade que lhe é dada, parar de pensar em si proprio e começar a pensar num todo, no que somos na verdade.A falta de ética e interesse das pessoas também é um dos principais problemas se não for o mais grave! Políticos responsaveis por nos representar e lutar por nossos direitos fazem oque fazem hoje por falta de interesse nosso, por culpa nossa.Não haveria corrupção se houvesse cobrança nossa em cima de todo esse lixo democratico que temos hoje, não haveria pessoas na miseria hoje se nossos representantes tivessem sido escolhidos com sabedoria e nao por quem parece melhor ,vistos por olhos crus e sem interesse.Como tudo, nossa política ainda pode ser melhorada se nos empenharmos a favor disso, vamos deixar de lado a hipocresia, a ignorancia e o individualismo e correr atrás to tempo perdido.A verdadeira democracia so se fara verdade quando cada um de nos mudarmos nossa forma de pensar e de viver tambem. Pois a democracia nao é uma
maneira de se fazer politica, é uma maneira de se viver. Sendo assim temos nós de mudar nossos costumes egoistas e começarmos viver realmente numa sociedade. Quando pensarmos num todo, ao inves de somente no nosso mundo individual, seremos capazes de transformar a sujeira em que vivemos atualmente. Isabela
Ir para o topo Ir para baixo
Raphael Cantarino




Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 8:23 pm

A nossa sociedade é formada pelos que mandam e os que obedecem, e nessa relação nem sempre o certo é mantido e os culpados são punidos.Os cidadãos trabalhadores normalmente são penalizados mesmo se esforçando para dar de comer para suas famílias, hoje em dia sair na rua e ser assaltado não virou mais uma eventualidade e sim uma rotineira situação e o porque disso? bom se formos analisar a mídia impõe padrões de beleza e devido a desigualdade que o governo cria quando não disponibiliza acesso ao conteúdo para todos, muitos tem pouco e poucos tem muito. E vivemos nessa situação de desconforto em que vemos na rua pessoa passando fome ou amigos sendo assaltados porque tem o tênis que o outro não pode ter.

O governo deve tomar medidas preventivas para que a sociedade não seja mais punida injustamente, mas como fazer isso se os próprios governantes geram essas situações, quando em atos de corrupção roubam o dinheiro que deveria ser investido em educação e saúde de qualidade para seu próprio benefício e não porque precisam e sim por supérfulos. Se tivessemos uma educação de qualidade teríamos a possibilidade de uma organização da sociedade pois todos teriam direitos iguais no aprendizado e assim uma chance maior de disputar empregos de acordo com a sua capacidade que seria igualitária.A educação é uma medida básica e essencial para que a sociedade possa ser menos desigual e assim teremos menos violência.

Em uma democracia todos os indivíduos da sociedade deveriam poder participar das decisões tomadas pelo governo,e se isso fosse seguido e fosse investido em educação os participantes da nossa sociedade teriam condição de eleger os governantes de qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabrielly Guedes




Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: modulo III   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 9:13 pm

O governo existe para estabelecer regras e de alguma maneira para controlar o espaço, isso vem por necessidade e por isso a tentativa de monopolizar já vem de séculos atrás. Criar leis não quer dizer obedece-las hoje, pois quem nao tem o conhecimento delas muitas vezes acaba sendo prejudicado,já que, muitos não seguem,logo se nao seguem para que tê-las? Apesar de várias falhas como você citou, que são bem comuns e facilmente de perceber porque basta ligar a televisão ou acessar um site de noticias para nota-las, ainda acho que é a melhor forma de controlar uma sociedade, se fosse governada por todos, pessoas sem conhecimentos ou interesses ocasionariam em opinoes diferenciadas o que tornaria uma desorganizaçao e por fim acabariamos sugerindo um tipo de governo novamente. Governo perfeito nao existe e nao irá existir uma utopia. Dependemos da classe mais baixa, a baixa depende da mais alta e assim vai por meio disso se equilibrando e estabilizando o que chamamos de governo hoje, podemos melhorar mais sempre haverá falhas, pois nós seres humanos nascemos com a capacidade de saber o que queremos e necessitamos,logo o que para alguns pode ser bom para outros não.
Ir para o topo Ir para baixo
wagner vicente




Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 10:56 pm

Concerteza a forma de governo que é exercida em nosso país ou em nossa cidade não é um tipo de justiça equilibrada , esse tipo de governo tem muitos politicos que só entrão lá na politica brasileira para conseguir roubar um pouco do nosso dinheiro , logo não existe igualdade entre os mebros da sociedade em seu exercicio da cidadania.
Para um exercicio de democracia seria necessario uma participação mais ativa do povo com a politica , sendo direta ou indiretamente essa participação , em varios paises do mundo as pessoas votam porque são obrigadas e logo votam em qualquer um politico sem saber o que esse politico tem para oferecer para as nossas melhorias , se o povo fosse mais participativo com a politica as coisas seriam diferente e é esse ponto que tenque mudar no nossa país .
Ir para o topo Ir para baixo
João Carlos Mettlach




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: A educação é a chave   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeTer Abr 28, 2009 11:56 pm

A atual forma de exercer o governo de nossas cidades e país ressalta a falta de alguns critérios como justiça equilibrada, igualdade entre os membros da sociedade no exercício da cidadania e outros. Aponte e discuta quais outros critérios faltam para um exercícitar pleno da democracia?
.
.
O governo dos Estados nacionais retrata determinadas características do governante e dos governandos. Isto é, qualquer instituíção feita pelo homem haverá sim suas imperfeições e deficiências. No entanto, com a evolução do pensamento sociológico, a tendência é que nossa sociedade aproxime-se cada vez mais da proposta por Thomas Morus em A Utopia.
.
.
A forma de governo vingente no Brasil é a república federativa democrática. Logo, todo o poder emano do povo. Para alcançar e assegurar esta conquista, tivemos episódios históricos como as Diretas Já, por exemplo, na qual exígiamos este direito do povo. No entanto, uma reflexão surge: se o povo escolhe o governante, logo o governo será, via de regra, parecido em determinadas características do povo. No Brasil, no entanto, temos um povo despreparado para uma eleição. O que acontece?
.
.
Acontece que não elegemos os candidatos mais indicados. Uma sociedade que não tem pleno acesso a educação tenderá sempre a ser conduzido por espertalhões que a consiga engabelar. E não adianta haver polêmica quanto ao assunto nos meios de comunicação - o acesso e o entendimento destas questões é extremamente limitado.
.
.
Com a desigualdade social, a sociedade caminha cada vez mais rapidamente para a heterogeneidade, o que denota uma grande diferença entre os interesses de cada uma dessas classes sociais. Isto torna cada vez mais difícil um governo "para todos", ou pelo menos, para a maioria, e uma destas classes sempre será prejudicada. É um ciclo.
.
.
Outro grande problema no nosso país é o desquilíbrio da Justiça. Ao ser feita em 1988, a Constituição Brasileira foi elogiada por ser uma das mais modernas do mundo. No entanto, de que servem estes elogios, se a impunidade e a corrupção cismam em reinar em nossos tribunais?
.
.
No atual governo Lula, observou-se no nosso Congresso e Senado nacionais uma queda de valores e predomínio da impunidade jamais sequer imaginado anteriormente. São incontáveis os escândalos que desonraram a casa nos últimos anos. No entanto, nenhuma grande ação da sociedade foi vista - houve uma grande queda nos valores éticos no que diz respeito à política. A sociedade brasileira deveria deixar a hipocrisia de lado, apegando-se a valores ultrapassados sobre raça e sexualidade, gerando o famoso preconceito - e apegar-se a valores como honestidade, por exemplo. A educação é a solução única e longa deste problema.
.
João Carlos Mettlach - Nº. 13 - 3º Ano B
Ir para o topo Ir para baixo
João Carlos Mettlach




Mensagens : 4
Data de inscrição : 28/04/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeQua Abr 29, 2009 12:05 am

O TEXTO ABAIXO PERTENCE À MARINA DRUMMOND, QUE NÃO ESTÁ CONSEGUINDO POSTAR NO FÓRUM.

Concordo que a religião nao deve interferir nos assuntos da ciência. A ciência contradiz toda a religião. Só que por pior que seja o motivo que queira fazer um aborto, não acho que se deve fazer, mesmo se fosse permitido. é a vida de uma criança, mesmo em casos de estupro acho um absurdo o aborto. Mas também não acho que em casos como o dá menina de apenas 9 anos, ela teria que criar, é a vida dela que estava em jogo e não é por isso que teria que ser excomungada. Por mais que uma pessoa esteja totalmente sem chance de viver, nos colocando no lugar de um familiar é muito difícil desligar os aparelhos porque mesmo sabendo qe não há mais chance de vida, sempre existe aquele pouco de fé. Aquele pensamento que o milagre pode acontecer nesse momento. Acho que com uma religião ou não a pessoa pode ser "do bem" ou não. muitos assassinos depois vai ver usa as camisetas "Deus é fiel".

AUTORA: Marina Drummond - Nº. 19 - 3º B
Ir para o topo Ir para baixo
Marcela




Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/06/2009

Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitimeQua Jun 10, 2009 11:52 am

Atualmente, em nossa sociedade, vem ocorrendo erros de grande importancia. O governo não deveria ser centralizado em apenas uma pessoa, afinal não estamos vivendo uma monarquia absolutista. O governo deveria estar nas mãos do povo, só assim poderiamos viver em uma chamada sociedade, exercendo nossos direitos iguais de cidadão.
Para a prática da democracia existe uma resposta simples, porém não exercida: a inclusão social, para assim, não haver apenas um governante.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Módulo III- Discutir (3 B) Empty
MensagemAssunto: Re: Módulo III- Discutir (3 B)   Módulo III- Discutir (3 B) Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Módulo III- Discutir (3 B)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MÓDULO III 3A
» MÓDULO IV
» Resposta modulo 3
» MÓDULO II- Mosaico Social- Sociologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Prof. Almir :: Prof. Almir :: Lyceu Santista-
Ir para: